Espirometria

Para que serve?

Espirometria é um teste que permite aferir o fluxo de ar nas vias aéreas ou brônquios (os tubos que transportam o ar para os pulmões), comparando os resultados com os obtidos por pessoas saudáveis com a mesma idade e altura.

Tem como indicações a investigação de sintomas respiratórios (tosse, falta de ar e sibilância/pieira)); o diagnóstico e a avaliação de asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ou bronquite causada pelo cigarro, incapacidade funcional; avaliação pós-operatória; e avaliação e diagnóstico de doenças respiratórias relacionadas ao trabalho.

É necessária alguma preparação?

– Antes do exame, você deve repousar por pelo menos 5 minutos. Neste período você responderá a algumas poucas perguntas sobre seus sintomas respiratórios e seus antecedentes médicos.
– Não é necessário jejum, porém a ingestão de bebidas com café, chá e bebida alcoólica deve ser evitada nas 6 horas que antecedem o teste, pois seu uso pode alterar o resultado.
– Em alguns casos é necessária a suspensão de medicamentos, principalmente os que são inalados. Os broncodilatadores de curta acção (tipo Aerolin, Berotec, Atrovent) devem ser suspensos por 4 horas e os de acção prolongada por 12 horas antes dos testes (exemplos: medicamentos que contem “formoterol” ou “salmeterol”). Se estiver utilizando um broncodilatador de acção ultra-longa (isto é, usado só uma vez por dia), a suspensão é por 24 hs (exemplo: Spiriva);
– Não suspenda as medicações caso o seu pneumologista oriente dessa forma – isso pode acontencer caso o médico queira saber como está o seu pulmão durante o tratamento;
– Por favor, não fume pelo menos nas 2 horas que antecedem o exame. Na vigência de infecções respiratórias, como gripe e resfriados, deve-se adiar o teste até se sentir melhor.

Cuidados que precisam ser observados:

24 horas antes do teste deve parar de usar as seguintes medicações: Serevent, Oxis, Foradil, Fluir, Seretide, Forasec, Symbicort, Bamifix, Teolong, Teophyl, Teofilina, Talofilina.
12 horas antes do teste não se pode usar: Atrovent, Combivent, Accolate e Singulair.
6 horas antes do teste não se pode usar: Berotec, Aerolin, Salbutamol, Aero-Jet, Bricanyl, Aerotide, Clenil Compositum.
Evite ingerir café e bebidas que contenham cafeína antes do teste.
Outras medicações, excepto drogas beta-bloqueadoras, podem ser utilizadas normalmente, salvo por indicação médica. A critério do médico, as medicações acima podem ser utilizadas para avaliar seus efeitos na função pulmonar.
Se após a suspensão de qualquer medicamento ocorrer problemas respiratórios, deve-se voltar a usar o medicamento na dosagem e freqüência anterior, comunicando-se com o médico responsável pelo procedimento.
Na realização do teste, relacione todos os medicamentos que estiver utilizando, inclusive remédios naturais.

Como é realizado?

O exame é executado por um Técnico Cardiopneumologista. Inicialmente você deverá indicar a medida e o peso, pois estes dados são essenciais para o cálculo dos valores “normais” para cada utente.

O exame é realizado respirando para um instrumento denominado espirómetro, que regista a quantidade e a velocidade do ar respirado.

Para se fazer este exame realiza-se o seguinte procedimento: com a boca conectada ao tubo do aparelho, o utente “enche” totalmente os pulmões de ar e depois assopra vigorosamente até “esvaziar” os pulmões.
Posteriormente será realizado um relatório do exame

marcacao_fomulario

Marque a sua Espirometria online:










    Principais Acordos e Parcerias


    Ver todos