Ressonância Magnética Pélvica

O que é o exame?

A ressonância magnética é um diagnóstico por imagem que utiliza um campo magnético potente e ondas de rádio-frequência que para obter imagens de estruturas e dos órgãos internos do corpo. Permitindo observar, de qualquer ângulo, o interior do corpo com muito mais clareza e grande quantidade de informações.

Como é feito?

O exame é realizado numa área protegida de campos magnéticos externos. É necessário que o paciente não possua nenhum tipo de implante ou prótese metálica, Pace-maker, válvula cardíaca artificial ou qualquer outro objecto metálico/magnético no corpo.

O paciente deita-se sobre a mesa do aparelho, seguindo as orientações de um técnico, e desloca-se para dentro do túnel deste aparelho. É criado um campo magnético e em seguida são emitidas ondas de rádio direccionadas para o órgão a ser estudado. As imagens geradas são captadas e armazenadas digitalmente. Alguns exames de Ressonância Magnética exigem a administração de contraste – líquido que acentua as imagens dos órgãos e vasos sanguíneos, sendo eliminado pelo corpo através da urina.

O campo magnético não é sentido. Não há dor. Algumas pessoas podem sentir claustrofobia enquanto estão dentro do túnel do aparelho. Se o paciente sentir frio, ele poderá solicitar um cobertor. O paciente recebe protectores de ouvidos pois a emissão de ruídos e zumbidos é intensa.
Durante todo o exame, o paciente é observado e acompanhado por um técnico. A movimentação excessiva pode distorcer as imagens da Ressonância Magnética. Caso o paciente tenha dificuldade em permanecer imóvel, poderá receber um sedativo. Não é necessário um período de recuperação (a menos que o paciente tenha sido sedado). Após uma Ressonância Magnética, o paciente pode retomar à vida normal.

Procedimentos:

Ressonância Magnética Pélvica
Estudo dos órgãos pélvicos (útero, Próstata, Bexiga e anexos).
Preparação:
Jejum de 6 a 8 horas

marcacao_fomulario

Faça a sua marcação online:











    Principais Acordos e Parcerias


    Ver todos